março 29, 2011

Pode perguntar? Ou ofende?



Segundo reportagem veiculada em “O Estadão”, datada desta terça, dia 29 de março, o Brasil já é o terceiro maior exportador agrícola do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e União Européia.
                                                                                         
“Graças às pesquisas da Embrapa, o aumento da produtividade teve um papel fundamental no crescimento da produção agrícola brasileira. Entre 1990 e 2009, a área plantada de grãos no País subiu 1,7% ao ano, mas a produção cresceu 4,7%.’Tivemos uma forte expansão da produtividade e um aumento da área plantada entre 2000 e 2005’, disse o diretor do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), André Nassar.”
Além desta “fabulosa” notícia acerca da competência do governo na gestão dos recursos destinados à expansão do agronegócio e, consequente, do PIB brasileiro, foi veiculado na mídia muito recentemente que “o crescimento vigoroso do consumo e varejo” no Brasil, decorrentes dos programas sociais de distribuição de renda (leia-se “bolsa família”) culminou no surgimento de uma nova “classe média emergente”, com mais poder de compra.

 O fenômeno e a perspectiva de expansão da classe média emergente trazem consigo o crescimento da região Nordeste – 46% das famílias da região recebem o benefício do Bolsa Família e 42% dos trabalhadores formais ganham salário mínimo”. (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/05/17/a-nova-classe-media-sao-31-milhoes-de-pessoas-no-governo-lula/)

No entanto, o Projeto Cozinha Brasil, do Sesi/Fiemg, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Programa Fome Zero, do Governo Federal, continua ensinando os brasileiros a consumir cascas de frutas, sementes e talos de hortaliças, como forma de combate à desnutrição e ao desperdício de alimentos. Segundo o projeto, tais atitudes estariam contribuindo para que o brasileiro tenha uma mesa mais farta e mais “adequada aos seus recursos financeiros e aos recursos naturais e culturais da região”.
Levando em consideração que este blog fica confuso com tanta notícia veiculada na mídia, resolvemos perguntar: Afinal, a quem o governo se dirige, quando fala?

março 25, 2011

Política dos Raivosos Mau Humorados







Seu Joaquim caminhava pelas ruas de São Paulo e conversava com seus botões. Tinha viajado a trabalho e, em suas horas de folga, saiu para conhecer a cidade. Num certo momento, parou numa banca para comprar o jornal do dia e deparou-se com uma notícia sobre o palhaço eleito para a Câmara dos Deputados. Alguém parou junto dele e, observando também o jornal exposto, comentou algo sobre os paulistas terem feito uma piada de mau gosto que se voltou contra eles. Joaquim ficou então se perguntando o que teria influenciado o povo paulista a uma votação tão expressiva numa pessoa tão pouco qualificada para o cargo... Pagou o jornal e foi andando...


 
Mais tarde, passando por uma loja de eletrodomésticos, parou em meio à multidão junto ao meio fio para assistir a recepção da presidente a Barack Obama e sua esposa. Alguém comentou que, enfim, as mulheres haviam conquistado um espaço na sociedade brasileira e, outro, que mais importante ainda era ver um negro ocupar o cargo mais importante do mundo. Observando os semblantes, no entanto, Seu Joaquim não viu orgulho, nem sequer uma sombra sutil de satisfação. Pelo contrário, notou diversas bocas contraídas, sobrancelhas franzidas e, em alguns casos, um rancor levemente estampado na expressão de vingança.

Continuou caminhando e, ao virar uma esquina, ficou constrangido com a demonstração clara de insatisfação por parte de um grupo de evangélicos com a fumaça que exalava do seu cigarro. Rapidamente, jogou o cigarro no chão e amassou-o com o seu sapato. Olhou para o grupo à procura de uma aprovação para o seu ato e percebeu, com surpresa, que a consternação pareceu aumentar. Alguém comentou que os fumantes deveriam ser obrigados a engolir os tocos que deixavam pelo chão, sujando a cidade. Baixou a cabeça e continuou andando.


Ao chegar a uma praça, sentou-se num dos bancos e abriu o jornal. Mal havia começado a folheá-lo quando percebeu o grupo de adolescentes no ponto de ônibus. Um jovem gordinho se atracava em uma simulada luta com outro jovem, enquanto os demais adolescentes do grupo se divertiam e atiçavam-nos. “Aee, Free Willy!”. Repentinamente, não se sabe de onde, surgiu uma senhora com cara de poucos amigos e interveio na brincadeira. Os jovens argumentaram que aquilo tudo era uma brincadeira entre amigos, porém a senhora, agora identificada como professora, repreendeu-os dizendo que bullying era crime. Ameaçou-os de delação e acabou com a festa!


Mais tarde, quando sentiu fome, Seu Joaquim resolveu perguntar a uma senhora onde poderia encontrar uma boa churrascaria naquelas redondezas. Não imaginava o discurso raivoso que se seguiria e só compreendeu a atitude quando percebeu que a mulher era uma vegetariana. Apressadamente pediu desculpas e saiu dali quase correndo em direção ao metrô, não antes de ter que se desviar de um militante afoito do movimento dos “Sem Teto”. Já no metrô, retomando a respiração, foi surpreendido pela mão obscena e pela pergunta à queima-roupa: “O senhor tem preconceito?” Seu Joaquim negou sem certeza, afastando-se da mão que o afagava discretamente. Ouviu o rapaz resmungar alguma coisa sobre homofobia e, incomodado pelos olhares repreensivos de outros usuários, desceu tão logo percebeu a porta aberta.


 Ao chegar ao hotel, faminto e exausto, percebeu novamente o jornal debaixo do braço. Passou os olhos pelas notícias e compreendeu, enfim, o porquê do palhaço ter sido eleito. A falta de liberdade da população em geral e o mau-humor dos raivosos politicamente corretos se auto-explicavam.




março 21, 2011

Tributo a Nelson Gonçalves



Maria Bethânia
Tu és para o MinC
A senhora do engenho
Em sonhos desejo
Maria Bethânia
Ter tudo que eu tenho!
Quanta pobreza
Em meu barraco estreito
Dói em pensar
O que com o meu dinheiro será feito.

Maria Bethânia
Tu lembras ainda da população?
Pessoas escravas continuam
Vivendo nos rincões do Sertão.
Tu as enxergavas?
Tinhas noção?
Se hoje faz parecer
Pedindo a captação de 2 milhões!

Maria Bethânia
Eu sinto saudades dos tempos do Rei.
Pois bem, também sinto
Saudade do tempo em que lei era Lei.
Vejo que vives
Com esplendor
Junto dos teus
E aumentando o seu valor.

Maria Bethânia
Eu sempre pensei
Que o Poder fosse assim
Maria Bethânia
Burguês tem seu preço: cultura afim.
Hoje o Congresso, vota a favor
Se “O Mundo Precisa de Poesia”
Que não nos caiba o penhor!

março 15, 2011

Zé sugere mudanças já nas Forças Armadas e nas PMs

“Está mais do que na hora de pormos um fim à prática de exercícios físicos exagerados nas Forças Armadas e nas PMs. Na realidade, é preciso reformar por dentro essas instituições, suas escolas e seus sistemas de ensino, particularmente seus currículos.

O Ministério da Educação (MEC), a Ordem dos Advogados do Brasil e o Congresso Nacional, no caso das Forças Armadas, e as assembléias legislativas no das PMs, podem e têm contribuição a dar nesse sentido. São mudanças que precisam estar em sintonia, sobretudo, com os novos tempos vividos pela nossa sociedade.

Urge, também, e principalmente, uma reforma dos seus códigos legais, regulamentos internos e normas disciplinares, sem que com isso se esteja fazendo qualquer pregação quanto à quebra de hierarquia.

Os manuais de instrução das PMs, por exemplo, precisam revogar normas que levam suas escolas e instrutores a formarem policiais que veem a população negra como primeira suspeita. Ela é a mais vistoriada e vista como suspeita em quaisquer casos. Desde o primeiro momento, e até quando não há nada é a mais vistoriada nas ruas.”



Este blog, visando contribuir com o pensamento e com a preocupação do cidadão acima citado - é extremamente importante sempre usar a palavra “cidadania” e suas derivações em nosso momento politicamente correto - na reformulação dos manuais de instrução das Forças Armadas, também sugere uma cartilha, ilustrada com muito carinho e ajuda da tecnologia...



Errata: Ops... desculpe-nos, caro leitor, desconsidere a sugestão acima, pois divulgamos o manual errado (este deve ser seguido apenas pelo Comando Vermelho, PCC e Cia.) Segue abaixo a sugestão para as Forças Armadas:





março 04, 2011

BBB - ∞ - O Reality Show que o Brasil Quer Ver!




Segundo afirmou o jornal Folha de São Paulo nesta sexta feira, 4 de março, o cofundador do Pirate Bay, Peter Sunde,  afirmou que, em 2009, ouviu do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que poderia ficar no Brasil caso tivesse problemas com a Justiça. Sunde foi condenado em setembro do ano passado a oito meses de prisão e recorre em liberdade.

"Esse é o presidente Lula da Silva, do Brasil, ele é um cara bem legal. Ele disse que eu poderia ir [para o Brasil] quando estivesse com problemas. 'Peter, nós não temos tratado de extradição com a Suécia', ele me disse, e desde então eu amo o Brasil. (Folha de São Paulo – on line)

Ainda em 2009, como todos sabem, o Ministro da Justiça, Tarso Genro concedeu o status de refugiado político ao escritor e ativista Cesare Battisti, tornando a sua extradição inconstitucional. Battisti, integrante de um grupo intitulado Proletários Armados para o Comunismo (PAC) – Puxa, que sigla mais sugestiva! -, foi condenado, na Itália, à pena de prisão perpétua em razão de seu envolvimento em quatro homicídios, ocorridos na década de 70.

Desta maneira, este blog sugere a criação do BBB-(Bolsa-Bandoleiro-Brazil), onde refugiados políticos do mundo inteiro poderão se organizar e estabelecer suas regras. Este blog, no entanto, não se responsabiliza se o evento culminar num filme denominado “Jogos Mortais -Sobrevivendo ao jogo”!

março 02, 2011

Momento Educacional



Seguindo o exemplo do professor santista que introduziu o narcotráfico e o tráfico de armas na educação, o que, segundo alguns defensores, seria seguir o exemplo da pedagogia de Paulo Freire e aproveitar a realidade do aluno na aprendizagem, vai algumas sugestões:

1 - Uma cooperativa do MST corta e vende cerca de 400 mil metros cúbicos de pinus no Assentamento Zumbi dos Palmares, em Iaras, no sudoeste paulista e a quantidade de madeira cortada equivale à carga de 10 caminhões. Se o rombo do dinheiro, que sumiu, pode chegar a 3 milhões de reais, qual seria o tamanho do rombo, em reais, que o MST poderia desviar, aumentando a sua “produtividade” para 8.000 metros cúbicos e elevando para 40 o número de caminhões?

2 - Numa UTI neonatal, morrem 5 bebês por semana, vítimas das infecções hospitalares. Se num suposto esquema de desvio de verbas destinados à FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), 45 pessoas conseguem causar um rombo de 200 milhões de reais em 5 anos, qual seria a estatística do número de bebês mortos, por semana, levando em consideração que mais 100 pessoas entraram no esquema do desvio nos últimos 8 anos?

3 - Em Jandira, São Paulo, foram desviados 50 milhões destinados à merenda escolar no período de 2007 a 2009 e X funcionários da prefeitura são acusados pelo rombo causado aos cofres públicos. Quantos milhões poderiam ter sido desviados, se o Ministério Público e a Polícia Civil não investigasse o caso do assassinato do prefeito, até o ano de 2014?